A Água

Curso de Educação Ambiental

A natureza precisa da nossa ajuda. Saiba como fazer sua parte e ajudá-la.

45 horas • Início imediato

Promoção ativa - Faça 2 cursos e ganhe um Livro Digital (E-book)

Linck Direto: https://www.cursos24horas.com.br/cursos/amb.asp

               É a substância que se encontra em maior quantidade no interior da célula. Seu teor varia de acordo com a atividade celular, isto é, células que desempenham intensa atividade possuem maior quantidade de água do que as que trabalham pouco.

              Exemplos: Neurônios (80%); Células do tecido adiposo (20%). ** No organismo novo, sua quantidade é bem maior do que no indivíduo velho.

 

                  Funções da água nos Seres Vivos:

 

     * Solvente dos líquidos orgânicos (sangue, linfa, substâncias intracelulares e intersticiais dos tecidos);

 

     * Veículo das substâncias que passam através da membrana plasmática, no intercâmbio entre o meio extracelular e o citoplasma;

 

      * Participação nas reações de hidrólise (reações de decomposição em que a água é um dos reagentes);

 

* Conservação da temperatura nos animais homeotermos.              

                                   

          Além da sua obtenção através da ingestão de água potável e dos alimentos, naturalmente a água aparece na célula ao final das reações de síntese de proteínas, polissacarídeos, lipídios e ácidos nucléicos, bem como no final do processo de respiração celular.

 

        A redução exagerada da quantidade água nas células e nos tecidos ocasiona a desidratação, que é um quadro clínico grave, com risco de vida. Isso mostra quanto é importante para o organismo manter estável a sua percentagem de água nas células e nos tecidos.  O percentual de água nos organismos varia de espécie para espécie. Numa água-viva ou medusa de cnidário, podemos encontrar até 98% de água. Já em sementes velhas e desidratadas podem ocorrer apenas 4% de água.

 

Greenpeace

Oi tudo bem?

Você conhece o Greenpeace? Em mais de 40 anos de história, atuamos em todo o mundo de forma independente pela proteção das florestas e combate aos gases estufa, propondo um cenário energético mais limpo com investimentos em energias renováveis.

Nós precisamos de você ao nosso lado e é por isso que gostaríamos de convidá-lo a tornar-se um colaborador. Junte-se a nós e nos ajude a salvar nossas florestas e a biodiversidade do nosso planeta.

Junte-se a nós

Com você ao nosso lado podemos continuar a denunciar crimes ambientais em todo o mundo e trazer soluções mais verdes e limpas para essa e futuras gerações.

Abraços,
Equipe Greenpeace

Facebook Twitter Google+
Greenpeace

Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Design profissional
  • Criação super fácil

Este site foi criado com Webnode. Crie o seu de graça agora!