A Evolução Biológica

        Os cientistas mais renomados que pensaram a teoria evolucionista foram, JEAN-BAPTISTE DE LAMARCK (1744-1829), CHARLES DARWIN (1809-1882) e ALFRED RUSSEL WALLAECE (1823-1913).

 

       A compreensão da evolução biológica dos seres vivos envolve considerar, entre outras coisas, as suas características anatômicas, embiológicas, o ambiente em que vivem, o estudos dos fósseis. Essas evidências evolutivas auxiliam no entendimento do parentesco que um ser vivo tem com outros seres vivos de espécies diferentes. A percepção de que existe ordem na aparente confusão reinante em ambientes cheio de vida é necessária para que enxerguemos o grande elo da vida: sua ancestralidade comum. 

 

        Um fóssil pode ser uma fonte de informação a respeito de seres vivos que existiram em épocas remotas. No entanto o registro fóssil é bastante incompleto e muitos organismos do passado não deixaram marcas de sua existência. O estudo dos fósses é feito pela paleontologia.

 

       Outra evidência que pode ser usada para a comprensão do parentesco biológico entre os seres vivos é a anatomia comparada. A anatomia comparada mostra a semelhança entre órgãos de seres de espécies diferentes, explicadas pela existência de um ancestral comum.

 

                            Seleção Natural

        Seleção natural é o mecanismo pelo qual a natureza "seleciona" os indivíduos que possuem características favoráveis para viverem em determinado amtiente, e, assim, se reproduzirem e deixarem descendentes. Esses, por sua vez, poderão passar essas características favoráveis aos seus descendentes.

 

       Os indivíduos que possuem características favoráveis para viver em um ambiente são ditos aptos a viver naquele ambiente. Como, na natureza, encontramos uma grande diversidade de ambientes, também encontramos uma grande diversidade de ambientes, também encontramos muitas formas de adaptação a esses diferentes ambientes.

 

        Um exemplo, muito interessante, é o do rato-canguru. Esse animal produz fezes secas, e habita locais úmidos e sombrios. Ele também produz uma urina muito concentrada, ou seja, com pouca água. Não tem glândulas sudoríparas; assim não produz suor.

 

          A seleção natural, na verdade, atua sobre os genes da espécie. Isso por que as características da espécie estão relacionadas aos seus genes.

    

 

 



 


Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Design profissional
  • Criação super fácil

Este site foi criado com Webnode. Crie o seu de graça agora!