A Fotossíntese

        É um processo metabólico complexo, por meio do qual organismos autótrofos transformam gás carbônico (CO2) e água em açúcares e oxigênio. A energia para que a fotossíntese ocorra vem do Sol e é captada pelo pigmento clorofila. A fotossíntese pode ser resumida na seguinte equação química:

 

6CO2 + 12H2O + luz = C6H12O+ 6O2+ 6H2O

 

        O C6H12O6 é a glicose, um carboidrato (açúcar). Dessa forma, as plantas transformam substâncias inorgânicas - água e gás carbônico - em orgânicas energéticas, alimento e matéria-prima para a síntese de todas as demais moléculas orgânicas. Os primeiros organismos fotossintetizantes da Terra foram as cianobactérias (cianofíceas, ou algas azuis). Mas, antes delas, já exitiam bactérias que obtinham energia pela fermentação. Com o tempo, a proliferação de bactérias fermentadoras esgotou o estoque de moléculas orgânicas nos oceanos primitivos. Os fotossintetizantes multiplicaram-se, então, rapidamente. E, como a fotossíntese libera oxigênio (O2), a atmosfera encheu-se desse gás, o que deu início aos processos oxidativos, entre eles, a respiraçao celular, que produz energia em grande quantidade.

 

 

                    OS CLOROPLASTOS

 

        As organelas das células eucariontes que fazam a fotossíntese são os cloroplastos. Assim como as mitocôndrias, eles carregam o próprio material genético e têm reprodução independente, dentro de cada célula. Por isso, acredita-se, os primeiros eucariontes fotossintetizantes,as algas unicelulares, eram protozoários que acabaram fagocitando um procarionte produtor de clorofila. De alguma forma, o organismo fagocitado não foi digerido, mas preservado, dando origem ao cloroplasto. Essa teoria é conhecida como endossimbiose.  

        Os cloroplastos têm duas membranas. A interna forma vesículas chamadas tilacoides, nas quais a clorofila é armazenada. A cor verde da maoria das plantas indica que a clorofila não absorve bem essa cor da luz solar. As demais cores que compõem a luz branca são absorvidas - principalmente o azul e o vermelho) Mas a verde é refletida pelas folhas. A substância  que preenche o cloroplasto se chama matriz , ou estroma, e contém as enzimas que participam do processo de formação da glicose.

        A fotossíntese ocorre em duas etapas:a fase luminosa e a fase escura. A fase luminosa é de reações fotoquímicas que ocorrem durante o dia, quando há luz. A fase escura envolve reações que não dependem da luz, mas também só acontece de dia.

      Na fase luminosa, os tilacoides absorvem a energia luminosa, são formadas moléclas de ATP e quebradas as de água, num processo chamado fotólise. Essa quebra transforma o composto NADP em NADPH2 e libeaa O2 para a atmosfera. O composto NADP é um transportador de  hidrogênios e elétrons - ou seja, recebe os hidrogênios da molécula de água e os transfere para a etapa escura. A etapa escura, que ocorre no estroma, usa os hidrogênios extras do NADPH2 e a energia do ATP para formar a glicose numa reação com CO2.     

 

 

Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Centenas de templates
  • Todo em português

Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também!