A gripe aviária já matou mais de 25 pessoas.

Ana Prado | 03/05/2013

        Conheça as pandemias que já assolaram o mundo e entenda como os vírus se espalham

Em março deste ano, foi identificado o vírus H7N9, causador de um novo tipo de gripe aviária que já infectou 127 pessoas na China e matou 27 (até a publicação deste texto). Especialistas têm dito que o vírus é uma ameaça à saúde mundial e a Organização Mundial da Saúde (OMS) o descreveu como “um dos mais letais” vírus de gripe, mas disse que, por enquanto, não há indícios de transmissão entre humanos (o que teria grandes chances de causar uma pandemia).

Para que isso ocorra, é necessário que o vírus sofra algumas mutações (quatro ou cinco, estimam estudos), mudando de um organismo que tem aves como hospedeiras para um que se espalhe facilmente pelo ar. Até agora, as pessoas que foram contaminadas tiveram contato direto com aves.

>>> Saiba mais sobre o vírus da AIDS e entenda como esses microrganismos agem nas células

Outra gripe que voltou ao noticiário por provocar algumas mortes é a provocada pelo vírus H1N1, também conhecida como gripe A ou “gripe suína” (que tem esse nome porque surgiu em criações de porcos e reúne genes de vírus que podem atingir suínos, aves e humanos). Mas os números não chegam nem perto dos de 2009, quando houve uma pandemia com cerca de  12 mil casos confirmados e quase 600 mortes só no estado de São Paulo.

 

Conheça um pouco sobre a história das pandemias e as doenças potencialmente perigosas, segundo a OMS, e revise alguns conceitos para o vestibular e Enem.

Continue lendo no site abaixo;

https://guiadoestudante.abril.com.br/blogs/atualidades-vestibular/a-gripe-aviaria-ja-matou-mais-de-25-pessoas-conheca-as-pandemias-que-ja-assolaram-o-mundo-e-entenda-como-os-virus-se-espalham/


Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Centenas de templates
  • Todo em português

Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também!