Aula - A Membrana Plasmática

Objetivos

1)  Compreender a importância das membranas biológicas e suas principais funções, com ênfase na membrana plasmática e sua função

     seletiva;

2)  Analisar a bicamada lipídica;

3)  Estudar as estruturas das membranas biológicas;

4)  Estudar o transporte através da membrana plasmática.

 

Comentários

O estudo sobre a composição e funções das membranas biológicas são imprescindíveis para que se compreenda boa parte da biologia a nível celular. Além de serem envolvidas por membrana celular as células apresentam sistemas membranosos internos, que delimitam as organelas celulares, tais como o núcleo, Complexo Golgiense, lisossomos, mitocôndrias etc.

A membrana plasmática funciona como uma barreira seletiva, ou seja, ela seleciona o que entra e o que sai da célula. A composição do interior das células é diferente do meio externo. Além disso, a membrana plasmática também possui outras funções importantes, como o reconhecimento e comunicação entre as células.

 

Procedimentos

1) Lembrar os alunos de que todos os animais e plantas são formados por células;

 

2) Comentar com os alunos sobre a importância das membranas biológicas;

3) Explicar aos alunos que a dupla de lipídios é uma estrutura comum a todas as membranas biológicas e serve como uma barreira impermeável para a maior parte dos íons e moléculas solúveis em água. Nas células existem proteínas, imersas nessa camada, que possibilitam o transporte de determinados solutos. A bicamada lipídica que compõe as membranas celulares são permeáveis a solutos específicos.

 

4) Esclarecer que a composição de lipídios e proteínas nas membranas biológicas de mamíferos varia conforme o estado nutricional e a idade do animal. Nas plantas, bactérias e animais que dependem da temperatura ambiente para manterem seu metabolismo (pecilotérmicos), essa composição varia conforme as condições de luz e temperatura ambiente;

 

5) Utilizar figuras que esquematizem a membrana plasmática e sua bicamada lipídica.

 

 

6) Explicar que as membranas biológicas são fluidas como a parafina líquida.

 

7) Explicar que as proteínas inseridas na bicamada lipídica realizam funções específicas, dependendo do tipo de membrana biológica de que fazem parte.

 

8) Esclarecer para a classe os transportes de substâncias realizados pelas proteínas e membranas: transporte ativo transporte passivo.

 

9) Explicar para os alunos, o funcionamento e a importância da Bomba de Sódio e Potássio.

 

 

Fontes de Imagens:

 

https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Cell_membrane_detailed_diagram_pt.svg

https://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/membrana-celular/tranporte-ativo-e-passivo.php

https://bioepalc.blogspot.com.br/2008/04/difuso-simples-transporte-de-substncias.html]

 

 


Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Design profissional
  • Criação super fácil

Este site foi criado com Webnode. Crie o seu de graça agora!