C

Cadeia alimentar – é a transferência de energia alimentar que existe no ambiente natural, numa sequência na qual alguns organismos consomem e outros são consumidores. Essas cadeias são responsáveis pelo equilíbrio natural das comunidades e o seu rompimento pode trazer consequências drásticas, como é o caso quando da eliminação de predadores de insetos. Esses podem proliferar rapidamente e transformar-se em pragas nocivas à economia humana. 

Cadeia respiratória - Complexo enzimático localizado na membrana interna das mitocôndrias que intervêm na fase terminal dos processos de respiração celular.

Cálice - conjunto de sépalas da flor das angiospermas. Normalmente é de cor verde e está associado a proteção das estruturas florais.

Caracteres sexuais primários - Conjunto formado pelos órgãos reprodutivos e seus anexos, que estão diretamente implicados na função da reprodução.

Carateres sexuais secundários - Conjunto de caracteres que permitem distinguir os organismos masculinos dos femininos, mas que não estão diretamente implicados na função reprodutiva.

Carcinogênicos – substâncias químicas que causam câncer ou que promovem o crescimento de tumores iniciados anteriormente por outras substâncias. Há casos em que o câncer aparece nos filhos de mães expostas a essas substâncias. Algumas substâncias são carcinogênicas a baixos níveis, como a dioxina, e outras reagem com mais vigor. A maioria das substâncias carcinogênicas é também mutagênica e teratogênica. 

Carga genética - Conjunto das anomalias hereditárias que se podem encontrar  no genoma dos indivíduos pertencentes a diferentes populações.

Cariogamia Fusão do núcleo dos gâmetas haploides, que ocorre durante o processo de fecundação, dando origem ao núcleo diploide do zigoto.

Chorume – resíduo líquido proveniente de resíduos sólidos (lixo), particularmente quando dispostos no solo, como por exemplo, nos aterros sanitários. Resulta principalmente de água de chuva que se infiltra e da decomposição biológica da parte orgânica dos resíduos sólidos. É altamente poluidor. 

Ciclo vital – compreende o nascimento, o crescimento, a maturidade, a velhice e a morte dos organismos. 


 


Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Centenas de templates
  • Todo em português

Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também!