A evolução da Estrutura Celular

        Podemos supor que as células eucariotas se originaram, por Evolução de células procariotas que aumentaram de tamanho. Com isso, surgia uma desproporção entre sua superfície e seu volume (lei de Spencer).

 

        Em alguns organismos apareceram, então, dobras ou invaginações da membrana plasmática, que aumentaram a superfície da célula. A partir delas, teriam surgido no citoplasma vários organóides, como o retículo endoplasmático, aparelho de Golgi, lisossomos, peroxissomos, vacúolos e outros.

 

            Do mesmo modo, essas invaginações teriam envolvido o material genético, os cromossomos, formando a membrana nuclear dos eucariontes.

 

      Surgia assim uma célula dividida em compartimentos. Cada um desses compartimentos passou a desempenhar uma função definida. Essa divisão de trabalho permitiu que cada função se realizasse com maior eficiência, o que, por sua vez, possibilitou o aparecimento de eucariontes maiores e pluricelulares.

 

 

 Estrutura Celular

    Apesar de variar muito em forma e função, as células apresentam uma grande semelhança de constituintes.

 

Aspecto de uma Célula Animal

 

(1)

 

            Observe que essa célula é envolvida por uma membrana plasmática, a qual controla a passagem de substâncias. O núcleo é circundado também por uma membrana e contém o material genético, a cromatina que vai formar os cromossomos durante a divisão celular. Além disso, o núcleo apresenta nucléolo.

 

            O citoplasma, que ocupa a maior parte da célula, é preenchido por um colóide, o hialoplasma, onde estão mergulhados os orgânulos celulares que desempenham funções vitais.

 

Célula Animal 

(2)

 

 

 

Aspecto de uma Célula Vegetal

                            

           As células vegetais, além de um formato mais típico, possuem certas particularidades que as diferenciam de uma célula animal.

 

        A membrana plasmática é envolvida por outra camada, a membrana celulósica ou parede celular, mais espessa e mais rígida.

 

        Observamos a presença de grandes vacúolos no citoplasma.

 

        Estes armazenam água e substâncias dissolvidas. Comumente as células vegetais apresentam um só vacúolo. É típico também a ocorrência de plastos no citoplasma. Estes podem ser pigmentos; alguns armazenam amido. Os cloroplastos possuem a clorofila e são a sede do processo de fotossíntese. O núcleo geralmente está deslocado da região central.

 

Célula Vegetal

(3)

 

 

(1)   https://sopadenumerosecalculos.blogspot.com.br/2010/11/matematica-e-corpo-humano-uma-coisa-tem.html

(2)   https://www.guia.heu.nom.br/celulas.htm

(3)   https://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Plant_cell_structure_pt.svg

 

 

Aplcativo organizado pelo Professor Flávio Peixoto:

 


Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Design profissional
  • Criação super fácil

Este site foi criado com Webnode. Crie o seu de graça agora!