A Membrana Plasmática

    Todas as células são envolvidas pela membrana plasmática (membrana celular). Corresponde a uma camada muito delgada, que separa as células animais e vegetais do meio externo. A membrana plasmática tem função seletiva, pois, através dela, penetram as substâncias que são necessárias à célula e são eliminadas para o exterior substâncias as quais resultam do seu metabolismo. Ela é SEMIPERMEÁVEL

 

Composição Química: Quanto à composição química, ela é LIPOPROTÉICA.

 

      Estrutura

     A membrana é descontínua onde estão mergulhadas moléculas protéicas que se deslocam, sem terem um lugar fixo. Dois cientistas, Singer e Nicholson, propuseram este modelo de estrutura para a membrana plasmática, denominado Modelo do Mosaico Fluído.

 

Especializações (modificações) da Membrana Plasmática          

           Em algumas células, de acordo com a função que executam, a membrana plasmática apresenta regiões onde ocorrem modificações, que são:

 

I - Microvilosidades: São projeções em forma de dobras que ocorrem em determinadas regiões da célula. Tem como função o aumento da área de membrana relacionada com a absorção.  As células do revestimento interno do intestino emitem estas microvilosidades para aumentar a absorção de alimentos.

 

II - Desmossomos: Correspondem a regiões entre duas células onde ocorre o afastamento das membranas, surgindo entre elas substâncias que as tornam aderidas. Ocorre a formação de filamentos protéicos no citoplasma. É comum em tecido epitelial.

 

III - Interdigitações: É uma estrutura de contato e que proporcionam uma maior adesão entre as células.  Interdigitações correspondem a um conjunto de saliências que formam encaixes entre as células. Também ocorre no tecido epitelial.

 

 Especializações da membrana plasmática

 

 

Transporte de substâncias através da membrana plasmática

 

        Na constante troca de substâncias entre célula e o meio externo, apenas as substâncias necessárias devem entrar, enquanto as substâncias indesejáveis devem sair. Esse controle ou seleção é feito pela membrana que, dentro de certos limites, colabora para manter constante a composição química da célula. Por isso costumamos dizer que a membrana possui  permeabilidade seletiva.

       Devido ao diâmetro reduzido dos poros da membrana, pequenas moléculas e íons conseguem atravessá-la. Essa passagem depende da solubilidade e da concentração dessas substâncias. Esse transporte de substâncias poderá acontecer de diferentes formas, tais como : Transporte Passivo e Transporte Ativo.

 

Transporte  Passivo

 

        Nesse tipo de transporte através da membrana, não há consumo de energia pela célula para que ocorra. São exemplos de transporte passivo : difusão, difusão facilitada e osmose.

 

    Difusão

        É um processo de movimento de partículas, numa solução, ou num meio gasoso. Na difusão, que é um fenômeno puramente físico, as partículas tendem a se mover da área de maior concentração para a de menor concentração, até que as concentrações se igualem.

 

 

 

   Difusão Facilitada

        Neste caso, há a participação de uma molécula transportadora (proteína transportadora) específica para a substância transportada.

 

 

  Osmose

    É a passagem de um líquido através de uma membrana semipermeável, do local de menor (hipotônicoconcentração de partículas, para o local de maior (hipertônicoconcentração em partículas. Célula animal e vegetal em meio hipotônico, ganham água – a animal até estourar (hemóliseplasmoptise), mas a vegetal, não, porque ela tem parede celular.

 

 

    Célula animal e  célula vegetal em meio hipertônicoperdem água – a animal fica enrugada (sofre crenação) e a vegetal fica plasmolisada (mas, se uma célula plasmolisada, for colocada em solução hipotônica, ganhará água e poderá sofrer desplasmólise). Em soluções isotônicas estão em equilíbrio de concentrações. Assim, entra e sai água na mesma proporção e as células não sofrem alteração de volume.

 

 Osmose Reversa

    A osmose reversar, ocorre quando um solvente é retirado de um soluto através de uma pressão fornecida (contrariando o gradiente de concentração – o princípio de existência da difusão em geral). Assim, faz-se uso de uma membrana permeável apenas pelo solvente.

 

        Exemplos:

  • Dessalinização da água do mar (embora outros métodos possam ser empregados para a separação);
  • Desmineralização de água para produção de fármacos e emprego em procedimentos clínicos (como a hemodiálise);

 

Transporte Ativo

 

     Nesse tipo de transporte  há  gasto de energia pela célula. Isso ocorre porque, algumas substâncias movem-se de locais onde sua concentração é baixa para locais de maior concentração, ao contrário  da difusão. Esse transporte depende de proteínas especiais, que com grande consumo de energia, combinam-se com a substância de um lado da membrana, soltando-a do outro lado.

 

 

Fagocitose e Pinocitose

 

        A célula também faz a ingestão ou eliminação de macromoléculas, como proteínas. Nesse caso, ocorre a formação de bolsas a partir da própria membrana. A ingestão de macromoléculas pelas células, onde a partícula é envolvida pela membrana que se fecha formando uma vesícula no citoplasma, denominamos ENDOCITOSE.

    Pode ocorrer duas formas:

 

  - Fagocitose: Corresponde ao processo onde a célula engloba partículas que são sólidas. Na fagocitose a célula emite projeções citoplasmáticas que são denominadas pseudópodes, que englobam a partícula.  Posteriormente ocorre uma regeneração da membrana celular e a partícula envolvida por um pedaço de membrana ,fica dentro do citoplasma. Este conjunto,  formado pela partícula e a membrana envolvente, denominamos FAGOSSOMO. Ocorre em alguns protozoários na sua alimentação ou também pelos leucócitos que fagocitam corpos estranhos ao organismo.

 

    - Pinocitose: Neste processo, uma partícula entra em contato com a membrana celular; esta forma um canal. As partículas são levadas para dentro do citoplasma e são envolvidas pela membrana, formando uma vesícula, o PINOSSOMO. Este é o mecanismo utilizado para englobamento de partículas  líquidas. 

 

 

      Obs.: Tanto na fagocitose como na pinocitose, as bolsas formadas (FAGOSSOMO e PINOSSOMO) unem-se aos lisossomos, organelas ricas em enzimas digestivas, levando a  digestão e aproveitamento das substâncias.

 

        Certas células, para fazerem a eliminação de determinadas substâncias, usam um processo inverso: a EXOCITOSE. Uma vesícula formada no interior da célula liga-se a membrana. Nesse ponto, a membrana se abre e o conteúdo da vesícula é expelido. Denominamos este processo de excreção celular de CLASMOCITOSE.

 

 

A Membrana Plasmática.ppt (214 kB)

 

Fonte de Imagens

https://educacao.uol.com.br/planos-de-aula/medio/biologia-membranas-biologicas.htm

https://www.suapesquisa.com/o_que_e/osmose.htm

https://membrana.do.sapo.pt/osmose.htm

 

 

Aplcativo organizado pelo Professor Flávio Peixoto:

A Membrana Plasmática

A Membrana Plasmática Através do Tempo

22/03/2013 13:05
           Flávio  Luiz     Todas as células, procarióticas ou eucarióticas, são envolvidas externamente por uma fina e elástica camada formada por lipídios e proteínas. Essa fina e elástica camada chama-se membrana plasmática. Ela separa o interior...

Vídeo contendo animações sobre as funções e a estrutura da membrana plasmática (nível médio).

OBSERVAÇÃO IMPORTANTÍSSIMA: como comentado por algumas pessoas, a osmose, na verdade, não é um tipo de difusão simples, mas sim um tipo de difusão facilitada e a permease envolvida é um tipo de proteína canal chamada aquaporina. Como no livro utilizado na escola onde leciono a informação era de que é difusão simples, a aula foi preparada dessa forma. Ano que vem, quando for atualizar, isso será corrigido.

O transporte ativo será representado pelo transporte mediado pela bomba de sódio e potássio.
 

* Categoria: Educação

 

* Licença: Licença padrão do YouTube

 

 

Curso Design Gráfico e Ilustração com Adobe Ilustrator CC e CS6

 

O Curso  possui mais de 80 vídeo aulas em formato HD (Alta Definição).

Nossos cursos tem intuito de capacitar o aluno para o mercado de trabalho e acima de tudo para iniciativa empreendedora.

O certificado é de 80 Horas que compreendem:

o tempo de vídeo aulas exclusivas, suporte a dúvidas e prática do aluno.

Este curso é OnLine (1 ano de acesso)

Professor Flávio Peixoto 
(51) 8117-5624 TIM ou (51) 8623-1429 OI ou (51) 9848.4073 (VIVO)
Email: webpeixotos@gmail.com

Site: flaviopeixoto.com.br/produto/curso-design-grafico-e-ilustracao-com-adobe-ilustrator-cc-e-cs6/


Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Centenas de templates
  • Todo em português

Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também!