D

Decompositores – organismos que transformam a matéria orgânica morta em matéria inorgânica simples, passível de ser reutilizada pelo mundo vivo. Compreendem a maioria dos fungos e das bactérias. O mesmo que saprófitas.

Desmossomos - Especialização de membrana plasmática que permite uma melhor adesão entre as células vizinhas. Também conhecidos como macula adherens.

DNA - Ácido Desoxirribonucleico.

Desoxirribose - Açúcar com 5 átomos de carbono na molécula (pentose), componente da molécula de DNA.

Diatomácea - Espécie de alga protista que reserva grande quantidade de diatomito em seu organismo.

Dicotiledônea (Do grego: kotyedon, cavidade em forma de taça) subclasse de angiospermas, nas quais há duas folhas de semente, ou cotilédones, além de outras características distintas.

Dinoflagelados - Algas protistas conhecidas como pirrofícias. São conhecidas por provocarem um fenômeno denominado de maré vermelha.

Diplóide - Célula que contém dois genomas. Simbolizada por (2n).

Dispnéia - Falta de ar. Dificuldade respiratória.

Divisão Celular- Processo pelo qual uma célula se divide em duas outras; é através desse processo que células procariontes e eucariontes se reproduzem; a mitose das células eucariontes é um tipo de divisão celular.

DNA - Tipo de ácido nucléico constituído por desoxirribose, fosfato e pelas bases nitrogenadas adenina, guanina, citosina e timina; a molécula de DNA é filamentosa, de cadeia dupla, em arranjo helicoidal (dupla-hélice); no DNA estão escritas em código as informações hereditárias.

Dominante - Genes dominante. Àquele que se expressa tanto em homozigose quanto em heterozigose.

Dormência - É o período que a semente leva para germinar após estar em ambiente propício.

 


Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Centenas de templates
  • Todo em português

Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também!