Diferenciando Células Procarióticas de Células Eucarióticas

                                   CÉLULAS PROCARIÓTICAS

        Foram as primeiras a surgir, há bilhões de anos. São células primitivas, de estrutura muito simples. Não têm núcleo separado e o DNA fica solto no citoplasma. Elas possuem apenas uma organela no citoplasma, o ribossomo. Organismos que têm essas células, como bacterias e cianobacterias, são chamados Procariontes.

        

    Características Gerais

 

- Ausência de Núcleo Individualizado; nas  células procarióticas, que não têm núcleo individualizado, o material genético está numa molécula circular de DNA que flutua solta no citoplasma. Nas células eucariotica, o DNA fica protegido dentro do núcleo. As células de bactérias possuem também Pasmídeos, que são pequenas moléculas circulares de DNA.

 

- Membrana Plasmática Simples SEM invaginações; Existe nos dois tipos de célula. Controla a passagem de substâncias entre os meios intra e extracelular, garantindo a composição constante e ideal dentro da célula.

 

- Parede Celular: Bactérias e Cianobactérias têm uma Parede Protetora que reveste a membrana plasmática.

 

- Citoplasma: nas células procarióticas, a área preencida pela substância gelatinosa que constitui o corpo da célula circunda o DNA e tem apenas os ribossomos como organelas.

 

- Ribossoomos: é a única organela de uma célula procariótica e uma das várias organelas da eucariótica. os ribossomos são formados por proteínas e por um tipo de ácido nucleico - o RNA ribossômico. Eles são responsáveis pela sintese de proteínas.

 

- Flagelo: serve para locomoção. Flagelos são normamente encontrados em células procarióticas, como bactérias. Mas algumas eucarióticas também têm essa estrutura. É o caso do espermatozoide.

Célula Bacteriana (1)

Bactéria verde Flagelada (2)

 

 

                                   CÉLULAS EUCARIÓTICAS      

              

            Mais complexas,surgiram mais tarde na evolução da vida. Constituem os organismos eucariontes:

 

- Vegetais;

- Animais;

- Fungos;

- Algas e

- Protozoários.

 

                    Esse tipo de célula tem diversas organelas no citoplasma e o material genético envolvido por membrana e separado em um núcleo.

 

        As células eucarióticas, possuem maior tamanho e complexidade, a começar pelo Núcleo individualizado, envolvido pela carioteca. Seu Citoplasma é interconectado por uma rede de tubos e canais membranosos e é onde, além de ribossomos, também são encontradas:

- Mitocôndrias;

- Retículo endoplasmático granuloso e não granuloso;

- Complexo golgiense;

- Lisossomos; 

- Peroxissomos;

- Centríolos dentre outras organelas. 

         Célula Eucariótica

 

Fontes de Imagens

https://www.infoescola.com/reino-monera/estrutura-celular-das-bacterias/ (1)

https://desciclopedia.ws/wiki/Imagem:BacteriaFlageladaVerde.jpg (2)


Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Centenas de templates
  • Todo em português

Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também!