EVOLUÇÃO

            As espécies hoje existentes resultaram de espécies passadas que sofreram transformações. Esse processo de transformações é chamado de  evolução e para ele concorrem dois fatores, entre outros:  

 
- Mutação - modificação na molécula de DNA (Ácido Desoxirribonucléico), provocada por falhas durante a sua duplicação ou pela exposição do organismo a radioatividade ou a certos produtos químicos. Essa mudança na molécula de DNA pode levar ao aparecimento de uma nova característica no organismo. Quando a mutação é vantajosa, isto é, quando produz uma característica que aumenta a chance de sobrevivência do organismo ou sua probabilidade de gerar mais filhotes, ela tende a se espalhar pela população; o número de filhotes com a nova característica torna-se, pouco a pouco, superior ao número de filhotes sem ela. Caso seja prejudicial, a mutação continuará rara e pode até mesmo desaparecer;  
 
- Seleção  natural  -  processo pelo qual o ambiente determina quais organismos têm maior possibilidade de sobrevivência e reprodução. Desenvolvida pelo cientista Charles Darwin (1809-1882) em seu livro A origem das espécies  (1859), a  ideia da seleção natural foi um marco na história da Biologia. 
 
 
        Um exemplo de evolução é o aparecimento de bactérias resistentes a um antibiótico. Isso acontece porque, por mutação, pode surgir uma bactéria resistente ao antibiótico. Esse mutante pode aparecer mesmo que o antibiótico não esteja presente; a mutação não é provocada pelo medicamento
 
       Se não houver antibiótico no meio em que esse mutante se encontra, sua característica não lhe traz nenhuma vantagem. Mas, na presença do antibiótico, as bactérias sensíveis morrem e os mutantes resistentes sobrevivem. O resultado é que, geração após geração, diminui a quantidade de bactérias sensíveis e aumenta a de resistentes. Assim, o antibiótico seleciona formas resistentes e origina populações insensíveis à droga. 
 

 

Olharhttps://coral.ufsm.br/ppgppc/images/PDF/darwin_a_origem_das_especies%20livro.pdf

 

 

Publicado em 22/05/2012

 

A Oficina do Estudante1 apresenta dica de Biologia com o professor Ricardo Gomes.
Oficina do Estudante, o cursinho que mais aprova nos vestibulares da UNICAMP, FUVEST, UNESP, UFSCAR E UNIFESP.

  •   Categoria

  •   Licença

    Licença padrão do YouTube

 

1 https://www.youtube.com/user/oficinadoestudante


Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Centenas de templates
  • Todo em português

Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também!