Exercícios físicos constroem pequenos vasos sanguíneos no cérebro.

“Mens sana in corpore sano”, mente sã em um corpo são, já dizia a antiga expressão latina. Com ajuda das novas tecnologias é possível cada vez mais provar que manter uma vida saudável e regada a moderadas doses de exercícios físicos, não só é bom para manter a forma e a saúde, como também manter o desempenho cognitivo.

 

Pesquisadores do “Medical College” na Filadélfia realizaram um estudo com 12 voluntários saudáveis, a fim de medir se, uma rotina de 3 horas de exercícios físicos aeróbicos por semana ao longo de 10 anos poderia promover o desenvolvimento de novos vasos sanguíneos no cérebro, ou seja, a angiogênese.

 

Para medir a quantidade de vasos sanguíneos no cérebro dos voluntários os pesquisadores utilizaram um novo software de computador capaz de reconstruir tridimensionalmente o cérebro por meio de ressonância magnética, e evidenciar não só os vasos como o fluxo de sangue. Com esta tecnologia foi possível contar individualmente os vasos.

 

O resultado foi que o cérebro dos que faziam exercícios apresentavam 43 % mais vasos entre 0.4 milímetros e 0.6 milímetros. Sendo que a proporção de capilares era ainda maior neste grupo. Ou seja estas pessoas estão mais aptas a suprir o cérebro com nutrientes e oxigênio do que pessoas sedentárias. Pela quantidade maior de vasos estas pessoas também são menos suscetíveis a danos devidos a infartos cerebrais.

 

O estudo não avaliou a relação entre maior quantidade de vasos sanguíneos e o desempenho cognitivo. Porém é um fato mais do que conhecido que, para o adequado funcionamento do cérebro, o mesmo precisar estar satisfatoriamente abastecido de nutrientes, pois este é um voraz consumidor de oxigênio e glicose. Qualquer déficit neste sentido provoca imediatamente desmaios que podem ser sucedidos pela morte da pessoa, se o fluxo de nutrientes e oxigênio não for restaurado num prazo que não costuma ser maior que oito minutos.

 

Fica cada vez mais comprovador que para viver bem e por um longo período é indispensável a prática de exercícios físicos, agora sabemos também, que ajuda manter o cérebro funcionando feliz e saudável.
 

 

 Fonte: RSNA

 

Fonte:

https://ocientistadiario.blogspot.com.br/2008/12/exerccios-fsicos-constroem-pequenos.html

O Cientista Diário (Edelmar Schneider) / CC BY 2.5

Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Centenas de templates
  • Todo em português

Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também!