F

Fagocitose: Processo pelo qual certos tipos de célula englobam partículas relativamente grandes com o auxílio de pseudópodos. Amebas e outros protozoários capturam partículas alimentares por fagocitose. Ver também Endocitose.

Família: Categoria taxonômica que reúne gêneros semelhantes.

Faringe: Parte do tubo digestivo de diversos animais que leva o alimento da boca ao esôfago ou ao estômago. Nos vertebrados, a faringe é um canal comum aos sistemas digestivo e respiratório.

 

Feixe libero-lenhoso: Conjunto formado pela reunião de vasos lenhosos (xilema) e de vasos liberianos (floema), presentes em caules de plantas. O lenho do feixe está voltado para o interior da planta, e o líber, para o exterior.Fecundação: (ou fertilização) Processo de fusão entre dois gametas que origina o ovo ou zigoto. Pode ocorrer no interior do corpo da fêmea (fecundação interna) ou no ambiente (fecundação externa). Quando a fecundação se dá entre gametas produzidos pelo mesmo organismo, fala-se em autofecundação; quando ocorre entre gametas produzidos por organismos diferentes, fala-se em fecundação cruzada.

 

Feloderma: Camada mais interna da periderme de caule ou raiz, originada pelo felogênio.

 

Felogênio: Meristema presente na periderme de caule ou raiz. Origina feloderma (mais internamente) e súber (mais externamente). As células do felogênio provêm da desdiferenciação de células do parênquima do córtex, sendo, portanto, um meristema secundário.

 

Fenda Faringiana: (fenda branquial) Cada uma das aberturas presentes na faringe embrionária dos animais cordados. Em certos cordados invertebrados e nos peixes, o epitélio que recobre os arcos branquiais origina as brânquias (órgãos respiratórios). Nos vertebrados pulmonados, as fendas branquiais regridem e fecham-se.

 

Fenótipo: Característica ou conjunto de características físicas, fisiológicas ou comportamentais de um ser vivo. O fenótipo é determinado pelo genótipo, em interação com o ambiente.

 

Fermentação: Processo de degradação incompleta de substâncias orgânicas, com liberação de energia. Atualmente é utilizada principalmente por fungos e bactérias. Há diversos tipos de fermentação, que variam quanto ao produto final (álcool, ácido acético, ácido lático etc.).

 

Feto: Estágio do desenvolvimento intra-uterino que sucede ao de embrião. Na espécie humana, o embrião passa a ser chamado de feto a partir da oitava semana de vida.


Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Design profissional
  • Criação super fácil

Este site foi criado com Webnode. Crie o seu de graça agora!