O Sistema Excretor

          O sistema excretor é formado por:

     * Rim: filtra o sangue. O sangue entra nos rins pela artéria renal, atravessa o néfron e sai dele, limpo, pela veia renal.

     * Ureter: canal que conduz a urina à bexiga.

     * Bexiga: armazena a urina.

     * Uretra: canal por onde ocorre a eliminação da urina.

     O sistema excretor, também conhecido como sistema urinário, tem como função filtrar o sangue; assim é produzida a urina, que depois será excretada.  

      Com a filtragem do sangue são eliminados resíduos tóxicos que foram produzidos pelas reações químicas ocorridas durante o mebatolismo celular. São os excretas nitrogenados. Esse excretas podem ser a amônia, a uréia e o ácido úrico. Essa filtragem ocorre em estruturas microscópicas dos rins, que são denominadas néfrons. A urina sai pronta de cada néfron e segue por um ureter até a bexiga. Dela, sairá ao ambiente pela uretra. Isso ocorre nos vertebrados, por um processo bastante complexo. Cada rim humano possui cerca de um milhão de néfrons. Pelo fato de nossos rins tirarem os metabólitos diretamente do sangue, são do tipo metanéfron.

 

  

 

 

- GLOMÉRULO: Retira do sangue grande parte da agua, sais e glicose.

- TÚBULO ONTOCIDO PROXIMAL: Começa a reabsorao de subsâncias úteis para o organismo, como glicose, aminoácidos e sais.

- ALÇA DE HENLE: Reabosorção de água e sais.

- TÚBULO CONTORCIDO DISTAL: As células da parede desse túbulo controlam a quantidade de agua a ser reabsorvida, conforme  a necessidade do organismo. As substãncias indesejáveis, como ácido úrico e ureia, são lançadas na urina.

- DUTO COLETOR: Conduz a solução de ácido úrico, ureia, amônia e sais dos rins para os ureteres, que eliminarão a urina pela bexiga.

- CÁPSULA DE BOWMAN: É uma fina membrana formada por duas camadas: uma delas, a camada visceral, reveste os capilares do glomérulo de tal forma que quase os envolve, duplicando-se em seguida para formar a outra, a camada parietal, que constitui a parede externa do corpúsculo e se encontra directamente ligada ao túbulo renal. Entre as duas camadas da cápsula existe uma pequena fenda, o espaço urinário ou de Bowman, onde desagua o produto filtrado nos glomérulos, uma espécie de urina primária, que circula até ao túbulo renal. 

- ARTERÍOLA AFERENTE: Traz o sangue para o glomérulo.

- ARTERÍOLA EFERENTE: Leva o sangue que passa pelo glomérulo.

ARTÉRIA RENAL: Leva sangue arterial ao rim.

- VEIA RENAL: Devolve o sangue para o refinado de corrente sangunea e ligando a veia cava inferior.

- VÊNULAS: A união origina as veias interlobulares. 

- CAPILARES PERITUBULARES: surgem a partir das arteríolas eferentes que drenam os glomérulos. Esses capilares estão alojados junto aos túbulos renais adjacentes e desembocam nas vênulas próximas. Eles são capilares porosos com baixa pressão que absorvem prontamente os solutos e a água das células tubulares à medida que essas substâncias são retiradas do filtrado.

 

 

            Tipos de excreção ocorridas nos animais:

 

 - Animais amoniotélicos: excretam a amônia;

-  Animais uricotélicos: excretam ácido úrico;  

-  Animais uriotélicos: excretam uréia.

 

           Na fase inicial da filtragem, substâncias úteis ao organismo são eliminadas retornando depois ao sangue. Com a água, que é 99% reabsorvida, ocorre o mesmo. Existem dois hormônios que atuam na eliminação dos excretas metabólicos. São eles:a aldosterona e o hormônio antidiurético (ADH). O ADH é um hormônio antidiurético, que é produzido na glândula hipófise, e controla a quantida de água devolvida ao sangue. 

            

                Obs.: O consumo de bebidas alcoólicas diminui a ação do hormônio antidiurético (ADH), assim que ingere, por exemplo, cerveja vai ao banheiro com mais frequência.

          A urina formada nos rins segue pelos ureteres até a bexiga. Quando está com certo volume urinário, a bexiga libera seu conteúdo, pelo relaxamento de um esfincter que vai dar na uretra.        

 

 

Fontes de Imagens:

https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Sistemaurinario.png - https://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/

 

 

 


Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Design profissional
  • Criação super fácil

Este site foi criado com Webnode. Crie o seu de graça agora!