Pirâmides Ecológicas

            Para identificar um determinado ecossistema, é de fundamental importância reconhecer a teia alimentar, a transferência de matéria e de energia que ocorre no ecossistema. Todos esses processos podem ser representados de forma quantitativa por pirâmides ecológicas pois em cada nível trofico ocorre perda de energia e de matéria, e o gráfico representado acaba por adquirir a forma de uma pirâmide.

 

               São de três tipos:

 

- Pirâmide de Números;

Pirâmide de Biomassa;

Pirâmide de Energia.

 

                                 Degrau da pirâmide ------------- Nível trófico 

                                 Produtores -------------------------  Base 

                                 Consumidores --------------------- Conduzem ao vértice 

                                 Decompositores ------------------- Coluna lateral

 

A Pirâmide de Números 

 

        Esse tipo de pirâmide ecológica representa a quantidade de organismos que participam de cada nível trófico.

     A pirâmide de números poderá ter o seu ápice voltado para cima (Pirâmide direta) ou voltado para baixo (Pirâmide invertida).

 

      Utilizamos a pirâmide com o ápice para cima, quando em um ecossistema são necessários muitos produtores para alimentar poucos gafanhotos, que servirão de alimento para um número menor ainda de pássaros.

      Quando, em uma floresta, uma única árvore sustentar um grande número de pulgões, que são comidos por um número menor de pássaros a pirâmide com o ápice para baixo será utilizada .

  

                                                                                           Pirâmide de Números UInvertida

 

A Pirâmide de Biomassa 

 

            Nesse tipo de pirâmide representamos a massa total de indivíduos que compõem os níveis tróficos.

    Exemplos:

            A massa de uma onça adulta é de 150 kg. Esse animal consome, ao longo de um ano, mais de 2.000 kg de  carne, o que  equivale a cerca de oito bois. Os bois ingerem, por ano, o equivalente a 200 toneladas de capim.

            A pirâmide de biomassa aquática, que representa oceanos e lagos, apresenta-se invertida. Nesse casos os produtores são pequenos e rapidamente consumidos pelos consumidores primários.

 

 

 

A Pirâmide de Energia

 

        Tipo de pirâmide ecológica que representa graficamente as transferências de energia entre os níveis tróficos. A área representativa de cada nível trófico é proporcional à quantidade de energia disponível.
 
        O retângulo que representa a quantidade de energia que transita dos produtores para os consumidores de primeira ordem é maior do que aquele que  representa a energia que transita destes para os consumidores de segunda ordem e assim sucessivamente.

 

 

 

Fontes de Imagens:

https://www.pauloferraz.com.br/piramides.htm

https://pt.wikipedia.org/wiki/Pir%C3%A2mide_ecol%C3%B3gica