Formas De Desequilibrios Ambientas

 

            Muitos desequilíbrios ambientais, verificados nos mais diversos ecossistemas, ocorrem de maneira natural, independente da preservação do ser humano.


        As erupções vulcânicas, por exemplo, podem eliminar no meio ambiente quantidades significativas de cinzas e de lava, capazes de eliminar parcial ou totalmente inúmeras formas de vida instaladas em suas proximidades. Incêndios também podem ocorrer naturalmente, devastando a cobertura vegetal de uma região e comprometendo a fertilidade do solo, entre outras consequências.


        Mas, a interferência humana na natureza, especialmente nas últimas décadas, tem provocado muitos e variados casos de desequilíbrio nos mais variados ambientes, como o solo, a água e o ar.


        Às alterações ambientais advindas das atividades humanas costuma-se aplicar o termo poluição. Mas, de maneira geral, a poluição pode ser considerada como qualquer mudança nas propriedades físicas, químicas ou biológicas de um determinado ecossistema, ocasionada ou não pela ação humana e que acarreta prejuízos ao desenvolvimento das populações ou causa desfiguração na natureza.

 

Site: https://ufalbiologiagabi-rosane.wikidot.com/formas-de-desequilibrios-ambientas

 

https://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/