Anatomia

Definição

        A Anatomia (anatome = cortar em partes, cortar separando) refere-se ao estudo da estrutura e das relações entre estas estruturas. A fisiologia (physis= função; lógos = estudo) lida com as funções das partes do corpo, ou seja, como elas trabalham.  Cada estrutura do corpo está designada para desempenhar uma função específica, e como estrutura de uma parte, muitas vezes, determina sua função. Os ossos do crânio estão unidos firmemente para proteger o encéfalo. Os ossos dos dedos, ao contrário, estão unidos mais frouxamente para permitir vários tipos de movimento. Os pêlos que revestem o nariz têm como função filtrar o ar que inspiramos. Esses são aguns exemplos. 

      Assim, podemos definir a a Anatomia como a ciência que estuda a formaa estrutura e organização dos seres vivos, tanto externa quanto internamente. E a Fisiologia é a ciência que estuda o funcionamento da matéria vivainvestiga as funções orgânicasprocessos ou atividades vitais.

 

POSIÇÃO ANATÔMICA 

As descrições anatômicas tendem a relacionar a estrutura com a posição anatômica, padronizando e facilitando o seu entendimento. 
 
 
O indivíduo em posição anatômica: 
 
• Está em pé (posição ereta ou ortostática); 
 
• Com a cabeça voltada anteriormente e o olhar na linha do horizonte; 
 
• Tem os membros superiores pendentes ao longo do tronco, com as palmas das mãos voltadas anteriormente;
 
• Tem os membros inferiores justapostos, com os dedos dos pés direcionados anteriormente.
 
Homem Vitruviano de Leonardo Da Vinci

Documentário exibido pela Discovery Channel do Brasil em 2008, nos mostra os futuros avanços na Medicina, onde será possível se prevenir doenças futuras utilizando recurso Biotecnológicos.

 

 


Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Design profissional
  • Criação super fácil

Este site foi criado com Webnode. Crie o seu de graça agora!