Energias Alternativas

        Cerca de 87% da energia usada no mundo vem de fontes não renováveis que um dia se esgotarão, como o petróleo. Por isso, um dos grandes desafios é desenvolver fontes de energia renováveis e limpas. Elas são essenciais para reduzir as emissões de gases do efeito estufa. Conheça a seguir as principais.
 
        ENERGIA EÓLICA
 
        A força do vento fira as hélices das turbinas eólicas, que convertem a energia mecânica em elétrica. Em 2012, o Brasil contva com 51 usinas eólicas, e a previsão é que até o fim deste ano sejam construídas mais de 150 unidades.
 
 
        ENERGIA SOLAR
 
        A principal forma de captar a energia proveniente do Sol é por meio de painéis fotovoltaicos, que transformam a radiação solar em eletricidade. Quanto maior a intensidade de luz maior o fluxo de energia elétrica. ]o Brasil também é privilegiado nessa áres, especialmente na Região Nordeste.
 
        BIOMASSA
 
        A matéria orgânica também vem sendo utilizada para gerar energia elétrica. Seu aproveitamento pode ser feito pela combustão direta, por processos teroquímicos ou biológicos. No Brasil, óleos vegetais, bagaço e palha de cana, entre outros materiais, dão origem  à energia elétrica. A biomassa também pode se transformar em biocombustíveis - o álcool etílico (ou etanol) já é amplament usado no abastecimento dos veículos que compõem a frota brasileira.
 
        ENERGIA GEOTÉRMICA
 
        O calor interno do globo, principalmente em áreas geologicamente ativas, pode produzir energia em usinas termelétricas a partir dos gêiseres (fontes de vapor no interior da Terra), presentes em países como Estados Unidos, México e Japão.

Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Design profissional
  • Criação super fácil

Este site foi criado com Webnode. Crie o seu de graça agora!