A Diversidade Na Natureza

      A diversidade de formas de vida existentes no nosso planeta é muito grande, mas estudos mostram que um número muito maior de seres vivos, já habitou  a Terra.

   As extinções naturais sãu um fator preponderante na diminuição do número de espécies, chamdas endêmicas; espécies que ocupam um lugar, mas não são encontradas em menhum outro. Elas sofrem extinção, quando catástrofes naturais destroem o seu ambiente.

      Essa enorme diversidade de formas de vida necessita ser organizada; assim, desenvolveram-se normas e regras para a classificação biológica. Uma das formas de classificação é a de Whitacker, que separa os seres vivos em cinco grandes reinos, que são:

  1) Reino Monera: Reino que engloba todos os seres vivos procarióticos, como as eubactérias (bactérias verdadeiras) e as arqueobactérias (bactérias primitivas).

   2) Reino Protista: Seres eucarióticos, unicelulares. São os protozoários e as algas unicelulares eucationtes.

   3) Reino Fungi: Apresenta seres vivos unicelulares e pluricelulares. Eucarióticos. Possuem parede celular.

  4) Reino Plantae: São eucarióticos, pluricelulares. Células com cloroplastos, parede celular e vacúolo. Sem lisossomos e centríolos.

  5) Reino Animalia: São eucarióticos, pluricelulares. Células com lisossomos, centríolos. Sem cloroplastos, parede celular e vacúolo.


Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Design profissional
  • Criação super fácil

Este site foi criado com Webnode. Crie o seu de graça agora!