B

Bactéria Gram Negativa: caracterizada por possuir uma camada fina, estreita de polissacarídeo. Sua membrana interna e externa é formada por um espaço perisplasmático.

Bactéria Gram Positiva: se diferencia da gram negativa pela presença de uma camada de peptidioglicano mais espessa e densa.

Bancos genômicos: constitue um acervo com todo o genoma clonado de determinado organismo.

Banco de germoplasma – o mesmo que banco genético. Expressão genética para designar uma área de preservação biológica com grande variabilidade genética. Por extensão, qualquer área reservada para a multiplicação de plantas a partir de um banco de sementes ou de mudas, ou laboratório onde se conserva, por vários anos, sementes ou genes diferentes. 

Basidiomiceto: É o grupo mais popular dos fungos: Os cogumelos e as orelhas de pau. Esse grupo de fungos é caracterizado pela presença de uma estrutura de reprodução chamada basídio. Dentro do basídio ocorre a meiose e são produzidos quatro esporos: basidiósporos. 

Bentos – conjunto de seres vivos que vivem restritos no fundo de rios, lagos, lagos ou oceanos. 

Bexiga: Definição/Significado - É uma bolsa de musculatura lisa e contração involutária que armazena urina. Possui um músculo denominado esfíncter cujo controle é voluntário.

Biocenose – conjunto equilibrado de animais e de plantas de uma comunidade. 
Biodegradável – substância que se decompõe pela ação de seres vivos. 
Biodiversidade – representa a variedade de seres vivos em determinado ambiente. 

Biologia: Ciência que estuda os seres vivos.

Bioma – amplo conjunto de ecossistemas terrestres caracterizados por tipos fisionômicos semelhantes de vegetação, com diferentes tipos climáticos. É o conjunto de condições ecológicas de ordem climática e características de vegetação: o grande ecossistema com fauna, flora e clima próprios. Os principais biomas mundiais são: tundra, taiga, floresta temperada caducifólia, floresta tropical chuvosa, savana, oceano e água doce. 

Biomassa – quantidade de matéria orgânica presente num dado momento numa determinada área, e que pode ser expressa em peso, volume, área ou número. 

Biomoléculas: são compostos químicos sintetizados por seres vivos, e que participam da estrutura e do funcionamento da matéria viva. São, na sua maioria, compostos orgânicos, cujas massas são formadas em 97% de C, H, O e N (Carbono, Hidrogênio, Oxigênio e Azoto) (Nitrogênio). Ou seja, são as vitaminas, Carboidratos, Lipídios, Proteínas etc.O elemento principal é o carbono pois é capaz de formar quatro ligações. 

Biosfera – sistema único formado pela atmosfera (troposfera), crosta terrestre (litosfera), água (hidrosfera) e mais todas as formas de vida. É o conjunto de todos os ecossistemas do planeta. 

Biota – conjunto de seres vivos que habitam um determinado ambiente ecológico, em estreita correspondência com as características físicas, químicas e biológicas deste ambiente. 

Biótico – é o componente vivo do meio ambiente. Inclui a fauna, flora, vírus, bactérias, etc. 
Biótipo – grupo de indivíduos geneticamente iguais. 

Blastômeros: Células indiferenciadas a partir do zigoto.

Blástula - Etapa do desenvolvimento embrionário que se segue à fase da mórula e no decorrer da qual o ovo (designado blastocisto) se implanta na mucosa uterina (o que na espécie humana ocorre entre o quinto e o sétimo dia). Nos mamíferos, o blastocisto desenvolve rapidamente uma cavidade interna, o blastocélio, e divide-se em dois conjuntos celulares principais: uma camada unicelular externa, que constitui o trofoblasto e dá origem à placenta, e várias camadas de células situadas no outro pólo, que formam o botão embrionário e dão origem ao embrião propriamente dito.

Botânica: Ciência que estuda as plantas e algas.

 

 


 


Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Design profissional
  • Criação super fácil

Este site foi criado com Webnode. Crie o seu de graça agora!