O Sistema Endócrino

           O sistema hormonal ou endócrino é formado pelas glândulas endócrinas ou de secreção interna. O sistema endócrino juntamente com o sistema nervoso, controla as atividades equilibradas dos diversos sistemas do corpo. As glândulas endócrinas são assim denominadas porque produzem substâncias quimicas secretadas diretamente no sangue denominadas hormônios. Hormônios são portanto substâncias químicas produzidas por glândulas endócrinas, ou por células isoladas, que, lançadas no sangue, vão agir a distância estimulando ou inibindo as funções de certos órgãos alvos.

           Um hormônio liberado no sangue, apesar de atingir praticamente todas as células do corpo, atua somente em algumas delas, que são denominadas células-alvo do hormônio. As células-alvo de determinado hormônio possuem na superfície externa de sua membrana plasmática proteínas denominadas receptores hormonais, capazes de combinar-se especificamente às moléculas do hormônio. É apenas quando ocorre a combinação correta entre um hormônio e seu receptor na célula-alvo que ocorre a estimulação hormonal.

 

 

Principais Glândulas Endócrinas Humanas

 

- Hipotálamo

        Desempenha um importante papel na integração entre os sistemas nervoso e endócrino. Ao receber informações trazidas por nervos provenientes do corpo e de outras partes do encéfalo, o hipotálamo secreta hormônios que atuam sobre a hipófise. O hipotálamo possui dois grupos de células endócrinas. Um deles produz hormônios que ficam armazenados na região posterior da hipófise (neuroipófise) até serem liberados no sangue. O outro grupo de células endócrinas do hipotálamo produz hormônios que regulam o funcionamento da parte anterior da hpofise (adenoipófise).

 

- Hipófise

        Está localizada na base do encéfalo. Seus hormônios regulam o funcionamento e diversas glândulas endócrinas. 

        Regiões:

1) Adenoipófise (porção anterior): origina-se de um tecido epitelial.          

2) Neuroipófise (porção posterior): é um prolongamento do hipotálamo constituído por neurônios modificados, tendo, portanto origem nervosa.

       A neuroipófise armazena hormônios fabricados pelo hipotálamo. Os principais são:

- Oxitocina: Provoca as contrações da musculatura do útero durante o parto. Atua também nas glândulas mamárias, provocanddo a contração e ejeção do leite.

- Hormônio Antidiurético (ADH): Atua nos túbulos renais, promovendo a reabsorção de água. É liberado quando a cocentração de água no sangue cai abaixo de certo nível. Seu principal efeito é a diminuição do volume de urinaexcretado, ou seja efeito antidiurético.

 

 

 

 

Fontes de Imagens:

https://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/capas/corpo-humano/sistema-endocrino.php

https://www.abcdamedicina.com.br/glandula-hipofise-hormonios-e-suas-funcoes-doencas-relacionadas.html

 


Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Design profissional
  • Criação super fácil

Este site foi criado com Webnode. Crie o seu de graça agora!