Conceitos

Caráter Dominante → É o caráter resultante da presença de um gene que, mesmo sozinho, em dose simples ou heterozigose, encobre a manifestação de outro (chamado de recessivo).

 

Caráter Recessivo → É aquele que só se manifesta quando o gene está em dose dupla ou homozigose. Assim, só teremos indivíduos albinos quando o genótipo for aa. Esses genes são chamados recessivos porque ele fica escondido (em recesso) quando o gene dominante está presente. No caso de herança ligada ou restrita aos cromossomos sexuais, o gene recessivo pode se manifestar, mesmo em dose simples.

 
Cariótipo → Conjunto de cromossomos de cada célula de um organismo. 
 
Codominância → Propriedade do alelo de um gene expressar-se sem encobrir ou mesmo mesclar sua expressão com a de seu outro alelo, em indivíduos heterozigóticos. 
 
Cromossomo → Cada um dos longos filamentos presentes no núcleo das células eucarióticas, constituídos basicamente por DNA e proteínas. 

Cromossomos Homólogos → Cada membro de um par de cromossomos geneticamente equivalentes, presentes em uma célula diploide, apresentando a mesma sequência de lócus gênico. 
 
 

Expressividade de um gene → É a capacidade que tem um gene de revelar a sua expressão com maior ou menor intensidade.

 
 
Fenótipo → Características ou conjunto de características físicas, fisiológicas ou comportamentais de um ser vivo. 
 
 

Fenocópia → Um indivíduo pode revelar características não-transmissíveis aos descendentes, portanto não-hereditárias, que simulam manifestações tipicamente hereditárias. Essas manifestações não hereditárias são chamadas de fenocópias. Exemplo: tintura dos cabelos.

 

Genes → Seguimento da molécula de DNA que contém uma instrução gênica codificada para a síntese de uma proteína. 

 

Genes Alelos → São aqueles que formam par e se situam em loci correspondentes nos cromossomos homólogos. Respondem pelo mesmo caráter. Cada caráter é determinado pelo menos por um par de genes. Se num determinado local (locus) de um cromossomo houver um gene responsável pela manifestação da característica ‘cor do olho’, no cromossomo homólogo haverá um gene que determina o mesmo caráter, em locus correspondente.

 

Genes letais → São genes que determinam a morte do indivíduo no estado embrionário ou após o nascimento, quando em homozigose. Podem ser dominantes ou recessivos.

 

Genótipo → Constituição genética de um indivíduo que em interação com o meio ambiente determina suas características. 

 

Herança Biológica (hereditariedade) → Transmissão das informações genéticas de pais para filhos durante a reprodução. 
 
Herança Quantitativa (Poligênica) → Tipo de herança biológica em que uma característica é codificada por dois ou mais genes, cujos alelos exercem efeitos cumulativos sobre a intensidade da característica (peso, altura, pigmentação da pele).
 
Heterozigóticos → Indivíduos em que os dois alelos de um gene são diferentes entre si. 
 

Homozigótico → Indivíduo em que os dois genes alelos são idênticos. 

Heterozigóticos → Indivíduos em que os dois alelos de um gene são diferentes entre si. 

 

Interação Gênica → Ação combinada de dois ou mais genes na produção de uma mesma característica. 

 

Lócus Gênico → Posição ocupada por um gene no cromossomo. É o local certo e invariável que cada gene ocupa no cromossomo. Loci é o plural de locus.


Segregação dos Alelos → Separação dos alelos de cada gene que ocorre com a separação dos cromossomos homólogos durante a meiose. 

 


Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Centenas de templates
  • Todo em português

Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também!