Meiose

(do grego meiosis = diminuição)

           Meiose é o nome dado ao processo de divisão celular através do qual uma célula tem o seu número de cromossomos reduzido pela metade.

        Nos organismos de reprodução sexuada a formação de seus gametas ocorre por meio desse tipo de divisão celular. Quando ocorre fecundação, pela fusão de dois desses gametas, ressurge uma célula diplóide, que passará por numerosas mitoses comuns até formar um novo indivíduo, cujas células serão, também, diplóides.

           Nos vegetais, que se caracterizam pela presença de um ciclo reprodutivo hapldiplobionte, a meiose não tem como fim a formação de gametas, mas, sim, a formação de esporos. Curiosamente, nos vegetais a meiose relaciona-se com a porção assexuada de seu ciclo reprodutivo.

         A meiose permite a recombinação gênica, de tal forma que cada célula diplóide é capaz de formar quatro células haplóides (três no caso da oogênese) geneticamente diferentes entre si. Isso explica a variabilidade das espécies de reprodução sexuada.

        A meiose conduz à redução do número dos cromossomos à metade. A primeira divisão é a mais complexa, sendo designada divisão de redução. É durante esta divisão que ocorre a redução à metade do número de cromossomos. Na primeira fase, os cromossomos emparelham-se e trocam material genético (entrecruzamento ou crossing-over), antes de separar-se em duas células filhas. Cada um dos núcleos destas células filhas tem só metade do número original de cromossomos. Os dois núcleos resultantes dividem-se na Meiose II (ou Divisão II da Meiose), formando quatro células (três células no caso da oogênese). Qualquer das divisões ocorre em quatro fases: prófase, metáfase, anáfase e telófase.

 

        A meiose I é dividida em prófase I, metáfase I, anáfase I, e telófase I, e a meiose II em prófase I e II, metáfase II, anáfase II e telófase II.

        Nas prófases I e II, ocorre condensação dos cromossomos; nas metáfses I e II, eles se ligam aos microtúbulos do fuso e se dispõem na região equatorial da célula; nas anáfases I e II, os cromossomos migram para polos opostos da célula; nas telófases I e II, eles se descondensam e formam núcleos-filhos.

 

 

Fonte:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Meiose

Biologia Volume 1 - Biologia das células

José Mariano Amabis e Gilberto Rodrigues Martho.

Editora Moderna

 

Fonte de Imagens:

https://www.coladaweb.com/files/meiose2.jpg

 

 

Loja FLÁVIO PEIXOTO

Curso OnLine Adobe Premiere Pró CS6 e CC

O Curso  possui mais de 70 vídeo aulas em formato HD (Alta Definição).

Nossos cursos tem intuito de capacitar o aluno para o mercado de trabalho e acima de tudo para iniciativa empreendedora.

O certificado é de 80 Horas que compreendem:

o tempo de vídeo aulas exclusivas, suporte a dúvidas e prática do aluno.

Este curso é OnLine (1 ano de acesso)

Professor Flávio Peixoto
(51) 8117-5624 TIM ou (51) 8623-1429 OI ou (51) 9848.4073 (VIVO)
Email: webpeixotos@gmail.com

Site: https://flaviopeixoto.com.br/produto/curso-online-adobe-premiere-pro/


Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Centenas de templates
  • Todo em português

Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também!