Descubra os mitos e verdades sobre a cafeína!

 

Descubra os mitos e verdades sobre a cafeína!

9 maio de 2012, por Equipe No Pátio

 

Vira e mexe saem pesquisas super comentadas na mídia sobre os benefícios e malefícios da cafeína para a saúde. Claro, a cada novo dado, surgem inúmeras dúvidas. O fato é que o velho e bom cafezinho já faz parte da vida dos brasileiros há muito tempo e é um item indispensável na mesa da população, independente da refeição que vá acontecer. Se você simplesmente não resiste a uma xícara de café no final da tarde ou logo pela manhã, fique ligado que o No Pátio esclarece cinco mitos sobre a cafeína.

 

A longo prazo, o consumo só faz mal – Falso

O mito existe muito mais por conta do velho cafezinho após o cigarro. Os fumantes metabolizam a cafeína muito mais rápido que os não fumantes, praticamente pela metade do tempo gasto. E como os fumantes bebem mais café, há a ideia de que ao longo prazo a bebida traga muitos malefícios. Mas, o grande vilão dessa história é a nicotina e não a cafeína.

 

Muda a química corporal – Verdadeiro

Quem nunca tomou uma boa xícara de café para agüentar uma longa noite e estudos? A cafeína é sim um estimulante natural, que triplica o nível de adrenalina correndo no sangue. Com isso, há também a o aumento da frequência respiratória. A cafeína tem o poder de deter a adenosina, uma substância química que deixa os nervos relaxados e indica a vontade de dormir. Sem falar que a cafeína eleva os níveis de dopamina, o que estimula os centros de prazer do corpo. Tudo isso resulta na sensação de estar sempre alerto!

 

 

Deixa-me mais esperta – Verdadeiro

Tomar uma xícara de café antes de fazer um teste importante não é uma má ideia! Como a cafeína ativa o sistema nervoso central, você fica bem mais acordado e isso faz com que os processos de memorização e atenção sejam beneficiados. Estudos com a Marinha Americana mostraram que os militares que tomaram duas xícaras grandes de café apresentara um desempenho 60% maior.

 

Melhora meu treino – Verdadeiro

A falta de cafeína deixa você mais lento intelectualmente e fisicamente também! A substância otimiza muito o desempenho físico, aumenta a resistência física e reduz a fadiga. Então, se você precisa e disposição, força e ânimo para atividades físicas, tomar café com moderação faz bem a sua saúde e proporciona mais ânimo. Antes de praticar algum tipo deexercício, uma xícara é o suficiente! Mas, não exagere pois um estudo americano diz que muita cafeína reduz o fluxo de sangue no coração.

 

Causa pressão alta – falso

Segundo pesquisas publicadas no Journal of the American Medical Association, a cafeína não oferece riscos de hipertenção. Ainda segundo os estudos, a freqüência cardíaca pode aumentar um pouco, mas é um efeito temporário, que não oferece riscos a pressão arterial. O importante é não consumir a bebida em excesso. Sempre com moderação.

 

Foto: Reprodução

 

Site: https://www.nopatio.com.br/comportamento/descubra-os-mitos-e-verdades-sobre-a-cafeina/

 

https://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/


Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Centenas de templates
  • Todo em português

Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também!