- Pílula anticoncepcional

        A pílula anticoncepcional, um dos métodos contraceptivos mais utilizado no mundo, consiste geralmente de uma mistura de hormônios sintéticos (progesterona e estrógeno), que a mulher deve ingerir todos os dias, a partir do 5º dia após a menstruação. Depois de 21 dias, suspende-se a pílula por uma semana e recomeça-se um novo lote de 21 pilulas. A menstruação costuma ocorrer cerca de três dias após a suspensão da ingestão das pílulas.

         Os dois hormônios presentes na pílula anticoncepcional inibem a secreção de FSH e de LH pela hipófise. Na falta desses dois hormônios, não ocorre ovulação. A manutenção de níveis altos de estrógeno e de progesterona no sangue induz o crescimento da mucosa uterina, que se descama quando há queda brusca do nível desses hormônios, que ocorre quando a pílula deixa de ser ingerida por uma semana.

           A chamada pilula do dia seguinte, também conhecida como método contraceptivo de emergência, é um composto hormonal utilizado para prevenir uma gravidez indesejada dentro de 72 horas após uma relação desprotegida ou acidental. Os hormônios constituintes dessa pílula atuam basicamente de duas formas:

- Impedem a ovulação (se ainda não ocorreu) e 

- Impedem que o embrião se implante na parede uterina, entre cinco e seis dias depois da fertilização.  

           Pesquisas científicas têm procurado avaliar se a ingestão de hormônios pode ser responsabilizada por problemas à saúde, tais como:

- Alterações na coagulação sanguíne;

- Arteriosclerose e 

- Infartos. 

       Um estudo verificou que mulheres fumantes e usuárias de pílulas anticoncepcionas apresentavam risco 10 vezes maior de morte por problemas cardiorrespiratórios. É importante que os contraceptivos orais sejam utilizados sob rigoroso acompanhamento médico, a fim de evitar efeitos colaterais prejudiciais decorrentes da ingestçao de hormônios. Particularmente, a utilização da pílula do dia seguinte exige cuidados especiais.

 

 

Fonte da imagem:

- https://www.bolsademulher.com/files/2013/09/pilula-anticoncepcional-duvidas-3.jpg

 


Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Design profissional
  • Criação super fácil

Este site foi criado com Webnode. Crie o seu de graça agora!